segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Utilizando o Evolution como cliente do exchange 2007 com a extensão evolution-MAPI

Para a visualização dos emails recebidos pelo servidor exchange 2003 aqui da empresa eu utilizava a extensão evolution-exchange que fazia uso do OWA para acesso aos emails. Após a migração do Exchange para a versão 2007 este recurso parou de funcionar tive de acessar meus emails via web até descobrir o uso da extensão evolution-mapi.

A extensão encontra-se disponível nos repositórios do Ubuntu 9.04 e para instalá-la basta entrar com o comando abaixo:

apt-get install evolution-mapi

Caso o evolution esteja aberto feixe-o e abra o aplicativo novamente.

Para configurar sua conta através do evolution-mapi siga os passos abaixo:

Abrir o evolution --> Editar --> Preferências --> Adicionar/Editar



Clique em Avançar



Preencha o campo identidade com suas informações pertinentes.



Após a instalação do exchange-mapi a opção Exchange MAPI é exibida no tipo de servidor conforme imagem acima. Em alguns casos ao se utilizar o FQDN ao se referenciar ao servidor ocorrem erros inesperados, mas esses erros não ocorrem caso se utilize o ip do servidor. Portanto entre com o ip do servidor e as demais informações de sua conta conforme a imagem acima.



Para ter acesso a GAL preencha o campo acima conforme seu domínio.

A extensão exchange-mapi ainda é um pouco lenta na checagem das mensagens no servidor, mas para quem é como eu que não abre mão de utilizar softwares livres mesmo em um ambiente misto, é uma mão na roda.

Um comentário:

  1. Ocorre que regras de SMPT internas PROIBEM a conexão via IP para envio, por razões de segurança; somente clientes FQDN são autorizados. Eu tenho um cliente UBUNTU 9.10 com EVOLUTION-MAPI, que eu consigo conectar e baixar as mensagens, mas não consigo enviar por não estar autenticado no AD. Alguma sugestão?

    ResponderExcluir